Projeto "Água, essência da vida".


Atividades deste projeto já realizadas na Escola.

A Professora Katerine proporcionou em  sua turma um momento de reflexão onde os educandos ouviram uma música instrumental “Águas Celestes” (Coleção Sons da Natureza) e orientados pela professora, imaginaram um lugar livre de poluição e maus tratos ao Meio Ambiente. Em outra ocasião a turma interpretou as utilidades cotidianas da água.
No dia seguinte os educandos entoaram e dançaram a música “Se os pingos de Chuva fossem”... (Xuxa). Após os alunos foram juntamente com a professora observar as margens do arroio para ver como o mesmo se encontrava. Em seguida os alunos realizaram a interpretação do que foi visto no passeio através de desenhos.

As professoras do Primeiro Ano, Turma Pequeno Aprendiz  realizaram atividades, as quais descreviam a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Após realizaram uma conversa informal onde os alunos realizaram desenhos livres sobre a utilidade da água (Banho, mãos, louça, roupa).
 A Professora Letícia Gomes Moraes proporcionou aos alunos uma visita a CORSAN para fazer uma observação sobre o tratamento que é dado à água que consumimos.

 A Professora Luíza Costa Canilhas  propôs  uma visita a CORSAN e também, uma observação do arroio Arroio Grande. Após a professora pediu aos alunos trabalhos sobre o que observaram. Foram produzidos textos sobre o assunto. Foram oferecidos também textos informativos sobre a água, sua preservação e importância para a vida dos seres.

A Professora Maria Cláudia Silva Abreu juntamente com seus alunos visitaram a CORSAN

A Professora Jovelina M. Lúcio propôs aos seus alunos produção de textos e  poesias sobre a água. Confecção cartazes sobre a Declaração Universal da água e expuseram no corredor da escola. Realização de orações sobre a proteção do Meio Ambiente.

Aida Luci da Silva Lemos, Janice da Conceição Horner e o professor Fábio Machado realizaram com seus alunos atividade de leitura, interpretação e elaboração de textos e poesias, tendo como tema “Como melhorar preservar nosso arroio”.

Roselaine Soares Cardoso uma pesquisa sobre o arroio, elaborando um breve histórico de sua utilização pela população arroio-grandense, avaliando também a preocupação da população com a preservação do mesmo. Montou livros com os alunos, sobre o assunto.

A professora Adriane da Silva Machado passou para seus alunos um filme sobre a Água.

A professora Tamires Martins Guadalupe realizou com seus alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries uma pesquisa de experiências sobre a água.

A professora Elciete de Campos Moraes Brum realizou uma excursão, com os alunos de 7ª série e 8ª série, às margens do arroio para observar e registrar o esgoto que deságua em nossas águas. Confeccionou vinhetas e vídeos informativos sobre a importância da água. Propôs aos alunos a atividade de produção de vídeos entrevistando os moradores do bairro.

Nenhum comentário: