Sabendo um pouco sobre as dificuldades de aprendizagem

As crianças são inteligentes, socialmente são normais e apresentam informações verbais adequadas, sus dificuldades ocorrem em áreas específicas ocorrem em áreas específicas, por exemplo, uma incapacidade de identificar as letras e consequêntemente as palavras, logo ocorre uma disfunção cerebral que afeta áreas específicas, entre elas: linguagem, leitura, escrita, cálculo, motricidade, raciocínio, memória e atenção.
Vejamos algumas delas:

Principais disfunções:
Disfasia: apresentam dificuldades em nível de expressão não elaboram frases, expressam as partes finais das palavras (eta por borboleta, aço por palhaço) com três ou quatro anos de idade.
Disgrafia: é uma dificuldade de expressar-se por escrito, frases muito curtas, sem sentido, por vezes sem conjunção ou preposição, com ordem invertida e palavras, dificultando a compreensão pelo demais. A grafia pode ser ruim, uma mesma letra variando forma e tamanho, sobe e desce montanha, uso incorreto de espaço no papel, garranchos.
Dislexia: é uma dificuldade duradoura na aquisição da leitura. O quadro básico é uma criança que apresenta dificuldade para identificação dos símbolos gráficos e se encontram defasadas as funções de percepção, memória e análise visual. Embora os disléxicos tenham grandes dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar, suas dificuldades não implicam em falta de sucesso no futuro, haja vista o grande número de pessoas disléxicas que obtiveram sucesso, entre elas, Thomas Edison, Tom Cruise, Walt Disney e Agatha Christie.
Sinais que podem identificar aspectos da dislexia.
* Demora nas aquisições e desenvolvimento da linguagem oral;
* Dificuldades de compreensão e expressão;
* Copiar e escrever números e letras inadequadamente;
* Dificuldade para organizar-se no tempo, reconhecer as horas, dias da semana e meses do ano;
* Dificuldades para ordenar as letras do alfabeto, sílabas em palavras, sequências de fatos;
* Pouco tempo de atenção nas atividades;
* Grande dificuldades de organizar-se em suas tarefas de vida diária;
* Pouco interesse em livros impressos e escutar histórias.
Estas informações foram obtidas da professora Bianca, a qual nos proporcionará outros conhecimentos relacionados as dificuldades de aprendizagem.

Nenhum comentário: