Trabalho realizado com TANGRAM

Os alunos da 7ª série turma Vinícius de Moraes, na aula de matemática com a Professora Elciete, no estudo dos polígonos realizaram várias figuras com auxílio do Tangram.



          O tangram é um jogo chinês muito antigo chamado “Chi Chiao Pan” que significa “jogo dos sete elementos” ou “sete pratos da sabedoria”.
          Existem várias teorias sobre a origem da palavra tangram. 
          Segundo alguns, esta foi inventada por um inglês, unindo o vocábulo cantonês “tang” que significa chinês, com o vocábulo latino “gram” que significa escrito gráfico.
          Outros afirmam que é originária da tribo Tanka. As pessoas desta tribo da China eram grandes comerciantes envolvidos no comércio do ópio, e quando eram visitados pelos mercadores ocidentais eram entretidos pelas meninas Tanka com este quebra cabeças.
          Outra explicação é que a origem do jogo remonta aos anos 618 a 907 d.c., época em que reinou na China a dinastia Tang, daí a origem da palavra.
          Existe outra história que conta que o tangram foi inventado por um homem chamado Tan enquanto tentava consertar os bocados quebrados de um azulejo de porcelana.
          Não se sabe com certeza quem inventou o jogo nem quando, apesar deste quebra cabeças ser mais antigo, o primeiro livro conhecido foi publicado em 1813 na China.
          No século XIX, na Europa e na América verificou-se um súbito interesse pelo tangram isto devido ao comércio com a China e, por conseqüência, as novidades trazidas pelos marinheiros.           Publicaram-se várias traduções dos livros chineses que explicavam as regras do jogo e foram feitos conjuntos de jogos em cartão. O jogo tornou-se tão popular que era jogado por crianças, adultos, pessoas comuns e personalidades do mundo das ciências e das artes.
         O Napoleão Bonaparte tornou-se um verdadeiro especialista no Tangram desde que esteve exilado na ilha de Santa Helena.
        Alguns tangrams chineses são bastante elaborados, esculpidos em madeira incrustados com marfim, jade e outros materiais requintados.
        Em 1903, Sam Loyd escreveu “ The Eighth Book of Tan – o oitavo livro de Tan”. Ele convenceu muitas pessoas de que este quebra-cabeças fora inventado à 4000 anos pelo Deus Tan. Segundo Loyd, os primeiros “ sete livros de Tan” foram compilados por muitas personalidades famosas. Tornou tudo tão convincente que enriqueceu com o seu livro. Mais tarde verificou-se que tudo se tratara de uma piada colossal. Sam Loyd conseguiu catalogar no seu livro cerca de 600 padrões, muitos inventados por ele próprio.
          Inicialmente, através das compilações dos livros chineses, conheciam-se apenas algumas centenas de figuras originais que se podiam fazer com o tangram. Em 1900 já se tinham inventado novas figuras e formas geométricas, havendo aproximadamente 900 figuras. Atualmente existem cerca de 16000 figuras distintas que se podem construir com as peças do tangram.
         Hoje em dia o tangram não é só utilizado como entretenimento, utiliza-se também na Psicologia, em Desenho, em Filosofia e particularmente na Pedagogia. Na área da Matemática é usado para introduzir os conceitos de geometria plana e para desenvolver as capacidades psicomotoras e intelectuais das crianças, pois permite ligar de forma lúdica a manipulação de materiais com a formação de idéias abstratas.



Nenhum comentário: